QUADRO DE CURSOS ASFP

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução ao sector segurador

2. Enquadramento institucional do sector segurador

3. O Contrato de seguro em geral

4. Demonstrações financeiras e indicadores de gestão

5. Garantias financeiras e requisitos de governance

6. O Seguro de Vida e Operações de Capitalização

7. Os Seguros de Responsabilidade Civil

8. O Seguro de Automóvel

9. Os Seguros de Acidentes de Trabalho

10. Os Seguros de Incêndio e de Multirriscos

11. O Seguro de Saúde

12. Dispersão do risco – resseguro;

13. Vias de resolução alternativa de conflitos no sector segurador

OBJECTIVOS

Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre: A evolução histórica do Seguro e da Actividade Seguradora e, que lhes permita compreender bem a importância da mesma no mundo actual e em Angola A relevância social e económica do Seguro O contrato do seguro e as várias modalidades de seguros.

Dirigido preferencialmente a jovens recém-licenciados das áreas de direito, economia, engenharia, gestão ou matemática, que pretendam adquirir os conhecimentos necessários a uma futura integração no sector segurador, este curso destina-se também a recém-licenciados de outras áreas e a todos os interessados por este sector de actividade.

CARGA HORÁRIA: 20 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. O ramo Vida em Portugal: a legislação, os produtos, os operadores, os mercados, os concorrentes, os distribuidores, a dimensão.

2. Enquadramento jurídico do ramo: elementos précontratuais e contratuais.

3. delimitação do risco, direitos e deveres das partes.

4. Enquadramento técnico do ramo: bases atuariais, análise de risco, subscrição, tarifação, avaliação e cobertura de responsabilidades, participação nos resultados.

5. Caracterização dos produtos: risco e capitalização, individual e grupo, ligados e não ligados a fundos de investimento, com e sem participação nos resultados.

6. Seguros de risco e rendas: temporário, vida inteira, capital diferido, mistos, com contrasseguro, rendas temporárias, rendas vitalícias, complementares.

7. Seguros e operações de capitalização: não ligados a fundos de investimento, ligados a fundos de investimento (unit-linked), Planos de PoupançaReforma.

8. Operações de Capitalização.

9. Fundos de Pensões: Planos e fundos de pensões, participantes, bases actuariais dimensão.

OBJECTIVOS

Conhecer o ramo Vida e os seus atores e mercados. Entender o enquadramento jurídico que o envolve. Perceber a envolvente técnica da gestão dos produtos. Conhecer os diferentes tipos de produtos.
Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Vida. Atuários e auditores. Colaboradores do sector segurador com funções comerciais. Mediadores com carteira de Vida. Colaboradores das redes bancárias que distribuem produtos do ramo Vida.

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Noções atuariais elementares e riscos de mortalidade e longevidade.

2. Categorias e caracterização dos seguros de risco e coberturas complementares

3. Análise e avaliação de risco

4. Subscrição e tarifação

5. Gestão de sinistros

6. Deveres de conduta de mercado e compliance 

OBJECTIVOS

Conhecer os produtos e os contrato. Dominar os aspectos técnicos e atuariais que envolvem a gestão dos seguros de Vida risco, nas suas diferentes etapas. Conhecer requisitos fundamentais de conduta de mercado e compliance na relação com os tomadores, segurados e supervisor.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Vida. Atuários e auditores. Colaboradores do sector segurador com funções comerciais. Mediadores com carteira de Vida. Colaboradores das redes bancárias que distribuem produtos do ramo Vida.

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  1. O mercado da poupança em Angola
  2. Categorias e caracterização dos seguros e operações de capitalização.
  3. Garantias e participação nos resultados.
  4. Gestão dos investimentos afectos às responsabilidades.
  5. Riscos de mercado e desafios do Solvência II.
  6. Contexto da supervisão.
  7. Contexto da distribuição.
  8. Deveres de conduta de mercado e Compliance
OBJECTIVOS

Conhecer genericamente o mercado e os desafios da poupança em Angola. Dominar as características que diferenciam os produtos do sector segurador nesta área. Dominar os aspectos técnicos e atuariais inerentes à gestão dos seguros de poupança. Ter noção dos riscos de mercado, com o Solvência II como pano de fundo. Perceber o contexto da supervisão e da distribuição destes produtos e requisitos fundamentais de conduta de mercado e compliance.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Vida. Atuários e auditores. Colaboradores do sector segurador afectos ao planeamento e gestão de riscos, comerciais. Mediadores com carteira de Vida. Colaboradores das redes bancárias que distribuem produtos do ramo Vida

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Princípios Gerais do Ramo Vida

Principais conceitos.

Formalização do Contrato de Seguro.

Informação a disponibilizar.

Princípios de Subscrição.

Tipo de seguros explorados no ramo Vida

Seguros de Vida.

Seguros ligados a Fundos de Investimento Colectivo.

Operações de Capitalização.

Fundos de Pensões.

Noções Atuariais

Noções Financeiras.

Noções de Probabilidade.

Tábuas de Mortalidade.

Noção de Cashflows.

Equivalência Atuarial.

Responsabilidades

Sistemas de Participação nos Resultados

Fontes de Benefício.

Determinação do Montante a Atribuir.

Sistemas de Atribuição

Aspetos técnicos dos Seguros de Grupo Ramo Vida

Aspetos Técnicos dos Seguros de Grupo.

Subscrição e Tarifação dos Seguros de Risco.

Participação nos Resultados.

Princípios Gerais de Constituição e Funcionamento dos Fundos de Pensões Planos de Pensões.

Fundos de Pensões.

Avaliação e Contabilização de Planos de Pensões.

Módulo de Preparação para

Avaliação Sumativa Final

OBJECTIVOS

Dominar os aspectos legais e regulamentares ligados ao Ramo Vida. Proporcionar uma formação técnica que possibilite aos formandos a aquisição, aperfeiçoamento ou actualização de conhecimentos do Ramo.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Vida. Atuários e auditores. Colaboradores do sector segurador afectos ao planeamento e gestão de riscos, comerciais. Mediadores com carteira de Vida. Colaboradores das redes bancárias que distribuem produtos do ramo Vida.

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Regimes de Acidentes de Trabalho

Contratos de seguros

Regime jurídico do contrato de seguro

Tipos de seguros de acidentes de trabalho – Seguro de acidentes de trabalho para trabalhadores por conta de outrem.

Seguro de acidentes de trabalho para trabalhadores independentes.

Seguros de pensão.

Seguros de acidentes de trabalho em que são tomadores entidades empregadoras públicas Participação de menor em actividade de natureza cultural, artística ou publicitária;

Prémio

II – Fundo de Acidentes de Trabalho (FAT)

Criação e competências

Funcionamento, acompanhamento e gestão

Financiamento

Despesas

Insuficiência financeira

Alteração do regime jurídico – Personalidade judiciária. Prestação suplementar por assistência de terceira pessoa. Acidentes de trabalho ocorridos ao serviço de entidades públicas.

Actualizações de pensões por incapacidade permanente inferior a 30% com valor superior a seis vezes a retribuição mínima garantida.

OBJECTIVOS

Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre: Estruturação e articulação dos principais textos jurídicos, em particular o Código de Processo do Trabalho, a Lei de Acidentes de Trabalho e a apólice do seguro obrigatório de acidentes de trabalho para trabalhadores por conta de outrem. Subscrição e regulamentação no seguro de Acidentes de Trabalho. O quadro legal dos acidentes de trabalho para os trabalhadores que exercem funções públicas e respectivo seguro. Legislação aplicável e especificidades. O enquadramento legal e a actuação do Fundo de Acidentes de Trabalho (FAT).


Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Acidentes de Trabalho. Subscritores de riscos. Gestores de sinistros. Juristas e Advogados do sector segurador. Colaboradores do sector segurador com funções comerciais. Mediadores com carteira de Acidentes de Trabalho.

CARGA HORÁRIA: 24 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A gestão de sinistros no seguro de acidentes de trabalho

Resumo da evolução histórica do regime legal dos acidentes de trabalho.

Conceito de acidente de trabalho.

Exclusão da responsabilidade.

Agravamento da responsabilidade.

Participação do acidente.

Acompanhamento do sinistrado pelo médico assistente.

Atribuição da incapacidade.

As prestações compreendidas no direito à reparação

Prestações em espécie.

Prestações em dinheiro.

Especificidades dos praticantes desportivos profissionais.

O Código de Processo do Trabalho – algumas normas e sua articulação com a LAT

Remição das pensões.

Revisão da incapacidade.

Caducidade e prescrição do direito às prestações.

Declaração de extinção dos direitos resultantes de acidentes de trabalho

OBJECTIVOS: 

Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre a regularização de sinistros nos seguros de acidentes de trabalho

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Acidentes de Trabalho. Subscritores de riscos. Gestores de sinistros. Atuários. Juristas e Advogados do sector segurador. Colaboradores do sector segurador com funções comerciais. Mediadores com carteira de Acidentes de Trabalho.

CARGA HORÁRIA: 24 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Regime jurídico do contrato de seguro

Seguros obrigatórios e seguros não obrigatórios

Seguros individuais e seguros de grupo

Seguros contributivos e seguros não contributivos

Prémio

Análise do seguro genérico

Análise de alguns seguros obrigatórios

OBJECTIVOS

Proporcionar uma formação que possibilite a aquisição, aperfeiçoamento ou actualização de conhecimentos numa área que tem vindo a conhecer novos riscos face, nomeadamente, ao crescente número de seguros obrigatórios e as implicações jurídicas da subscrição de um seguro com carácter de obrigatoriedade. Promover a troca de experiências entre especialistas das várias áreas.


Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos à área dos seguros de acidentes. Directores e Técnicos, Subscritores de riscos, Gestores de sinistros, Brokers, Corretores, Mediadores, Profissionais da área comercial dos seguradores, responsáveis nas empresas pela contratação dos seguros.

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Seguros no Ramo Saúde

O conceito de saúde hoje

As principais coberturas

Princípios de Tarifação e Subscrição

Tarifação

A importância dos dados

Métodos de Tarifação

Subscrição

Cotações

Renovações

OBJECTIVOS

Proporcionar uma formação que possibilite o formando, compreender a importância da correcta subscrição e tarifação de riscos.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Saúde. Colaboradores do sector segurador com funções comerciais. Mediadores com carteira de Saúde. Responsáveis nas empresas pelas áreas administrativas ou de recursos humanos.

CARGA HORÁRIO: 16 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conceito de sinistro:

Caracterização genérica.

O caso específico da saúde.

Os modelos de “reembolso” e “managed care”:

Prestações indemnizatórias.

Prestações convencionadas.

A gestão clínica dos sinistros de saúde:

Pré-Autorizações.

Análises retrospectivas.

Definição de “políticas de saúde”.

Sistemas de processamento:

Tratamento de documentos de forma manual.

Tratamento automático em “workflow”.

Tratamento sem intervenção humana.

Regras de validação e alarmística.

Identificação e tratamento do Abuso e Fraude:

Mecanismos de identificação.

Tratamento.

OBJECTIVOS

Proporcionar uma formação que possibilite o formando saber caracterizar as consequências das características dos produtos na gestão de sinistros – coberturas, plafonds, períodos de carência, copagamentos.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Saúde. Colaboradores do sector segurador com funções comerciais. Mediadores com carteira de Saúde. Responsáveis nas empresas pelas áreas administrativas ou de recursos humanos.

CARGA HORÁRIO: 16 HORAS

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Seguros de Construção.

Seguro de Montagens.

Seguro de Máquinas e Equipamento Electrónicos

Seguro de Quebra de Máquinas

OBJECTIVOS

Proporcionar uma formação técnica básica, que possibilite aos formandos a aquisição, aperfeiçoamento ou actualização de conhecimentos nesta área, através de uma abordagem teóricoprática das várias vertentes associadas à modalidade.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos aos Seguros de Riscos Patrimoniais. Subscritores de Riscos e Gestores de sinistros. Colaboradores do sector segurador com funções comerciais. Mediadores. Responsáveis nas empresas pela contratação dos seguros.

CARGA HORÁRIA: 30 HORAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Princípios Básicos de Análise de Riscos

Edificações

Meios de Prevenção e Protecção

Actividades industriais e processos de fabrico

. Principais riscos.

Estimativa de Perda Máxima Possível

Responsabilidade Civil

Modelos de Recolha de Informação

Gestão de Riscos

Evolução da gestão de riscos

A empresa e a gestão de riscos

A gestão de riscos na gestão global da empresa

Modelo e processo da gestão de riscos

Enquadramento da função na empresa

OBJECTIVOS

Dotar os participantes de noções básicas essenciais à análise de riscos industriais, sob as perspectivas de patrimoniais e de responsabilidade civil.


Destinatários: Este curso destina-se a profissionais da actividade seguradora, estando mais especificamente dirigido a colaboradores da área comercial e mediadores, exercendo predominantemente a sua actividade na área dos riscos industriais.

CARGA HORÁRIA: 30 HORAS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Contrato de seguro automóvel

Seguro Obrigatório de RC Automóvel (RCO)

Coberturas facultativas

Análise de risco e subscrição

Factores de tarifação

Sistemas de bonus-malus

OBJECTIVOS

Conhecer o âmbito do contrato de seguro e as diferentes coberturas e garantias que envolve. Dominar os princípios fundamentais de análise de risco e subscrição do ramo, bem como os factores de tarifação tipicamente utilizados.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Automóvel. Colaboradores afectos às áreas de desenvolvimento de produtos e de subscrição. Colaboradores com funções jurídicas. Mediadores, Advogados, Peritos e outros profissionais interessados no Seguro Automóvel.

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Enquadramento legal – Danos Materiais

Cálculo da proposta razoável – apresentação de casos práticos

Decisões dos tribunais -recentes tendências. O Simulador de Dano Corporal

Enquadramento legal Danos Corporais

A Tabela Nacional de Avaliação de Incapacidades Permanentes em Direito Civil

A perícia médico-legal e o papel do Instituto Nacional de Medicina Legal

O Protocolo de Colaboração INML/Seguradoras

Perspectivas futuras de evolução da Tabela de avaliação do dano corporal

As preocupações das seguradoras

OBJECTIVOS

Transmitir conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão de sinistros de automóvel com danos corporais no quadro legal em vigor e fazer o um balanço sobre a sua aplicabilidade prática são principais aspectos a considerar nesta acção de formação.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Automóvel, Gestores de Sinistros e colaboradores com funções jurídicas. Mediadores, Advogados, Peritos e outros profissionais interessados na regularização de sinistro automóvel e na avaliação médica do dano corporal.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fraude: em que consiste?

Enquadramento legal

Situações estimuladoras de fraude

Perfil do defraudador

Tipos de fraude mais frequentes no ramo automóvel

A Fraude e as tecnologias de informação – Segurnet

Porquê combater?

Casos prático

OBJECTIVOS

Proporcionar aos participantes os conhecimentos e técnicas que o auxiliem a: Enriquecer a compreensão dos aspectos relacionados com a prevenção e combate à fraude; Adquirir uma visão global da temática da fraude Permitir aos participantes aceder a novos meios tecnológicos nesta área; Dotar os participantes de conhecimentos sobre as novas tendências de fraude no sinistro automóvel.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao ramo Automóvel, , Gestores de Sinistros e colaboradores com funções jurídicas. Mediadores, Advogados, Peritos e outros profissionais interessados na regularização de sinistro automóvel.

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1: Transportes e Mercadorias

Visita de Estudo: Navio porta contentores em acção de carga.

Módulo 2: Marítimo Cascos Visita de Estudo: Estaleiro de Reparação Naval

Módulo 3: Gestão de Sinistros Visita de Estudo: Operador Portuário

OBJECTIVOS

Formação, teórica e prática em matéria de elevada especificidade, com terminologia específica que deve ser “descodificada” não só em termos pedagógicos mas para ser mais apelativa para aqueles que lidam profissionalmente com estes seguros.

Com esta formação pretende-se transmitir conhecimentos teóricos e práticos sobre os seguros de transportes, incidindo no seguro de transportes de mercadorias, no seguro marítimo “cascos” e na respectiva gestão de sinistros. A abordagem é eminentemente prática, sem deixar de leccionar conceitos técnicos e jurídicos próprios da temática do seguro marítimo.

Destinatários: Directores, Técnicos e outros colaboradores do sector segurador afectos à área dos Seguros de Transportes, Subscritores de Riscos, Gestores de Sinistros, Brokers, Corretores e Mediadores, empresas ligadas ao transporte de mercadorias de uma forma geral; profissionais do tecido empresarial nacional, responsáveis pela área dos transportes, da logística e departamentos administrativos.

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Seguros de Mercadorias Transportadas

Introdução

O mercado segurador actual

O contrato de seguro e os documentos do seguro

Subscrição

Sinistros

Responsabilidade do Transportador por Mercadorias em Trânsito

Introdução

A responsabilidade do transportador e as Convenções Internacionais

O transporte em Angola de mercadorias por estrada

O transporte internacional de mercadorias por estrada:

A Convenção CMR.

Outros tipos de Transporte

Transportes Especiais

O Seguro de Responsabilidade do Transportador

Sinistros

OBJECTIVOS

Conhecer o enquadramento regulamentar e os mecanismos de regularização de sinistros em matéria de mercadorias transportadas. Conhecer e compreender as bases da responsabilidade dos profissionais de transportes.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos aos ramos Transportes. Subscritores de Riscos, Gestores de Sinistros, Brokers, Corretores e Mediadores com carteira de transportes. Responsáveis de empresas de transporte regular de mercadoria

CARGA HORÁRIA: 20 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução – fontes legais e fontes contratuais

O Instituto Jurídico da Responsabilidade Civil

Conceito de Responsabilidade Civil

Obrigação de indemnizar

Os Seguros Obrigatórios

Os Seguros de Responsabilidade Civil na Lei do Contrato de Seguro

OBJECTIVOS

Conhecer o instituto da responsabilidade civil Compreender os princípios jurídicos da responsabilidade civil Distinguir as diferentes responsabilidades Conhecer os seguros obrigatórios Conhecer o regime jurídico dos seguros de RC na Lei do Contrato de Seguro

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao Ramo responsabilidade Civil Geral, colaboradores do sector segurador com funções comerciais, mediadores com carteira de Responsabilidade Civil Geral, Financeiros, Juristas, responsáveis nas empresas pela contratação de seguros de Responsabilidade Civil Geral.

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Seguro de Responsabilidade Civil Exploração

Coberturas Opcionais

Regime Jurídico Especial da Responsabilidade Civil

Produtos

Seguro Facultativo de Responsabilidade Civil

Produtos

Coberturas Opcionais

OBJECTIVOS

Conhecer e compreender o conteúdo e os mecanismos técnicos das garantias da responsabilidade civil exploração; Conhecer o quadro legal e a natureza da responsabilidade civil do produtor (limitações, causas de exoneração, danos ressarcíeis); Conhecer as regras de gestão deste risco do ponto de vista do segurador (âmbito da garantia, exclusões, capital seguro, âmbito territorial).

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao Ramo Responsabilidade Civil Geral, colaboradores do sector segurador com funções comerciais, mediadores com carteira de Responsabilidade Civil Geral, Financeiros, Juristas, responsáveis nas empresas pela contratação de seguros de Responsabilidade Civil Geral.

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As profissões de conselho

A responsabilidade civil do Advogado e/ou Mandatário Judicial e Sociedades de Advogados

Âmbito

A responsabilidade civil dos Solicitadores de Execução (breve referência)

A responsabilidade civil das profissões financeiras

Âmbito.

Os TOCs, os Auditores Independentes e os ROCs.

A responsabilidade civil por conselhos, recomendações e informações

Conclusão

OBJECTIVOS

Apreender o conteúdo e os principais mecanismos técnicos das garantias da responsabilidade civil profissional Compreender as garantias próprias à RC das profissões jurídicas e financeiras.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao Ramo responsabilidade Civil Geral, colaboradores do sector segurador com funções comerciais, mediadores com carteira de Responsabilidade Civil Geral, Financeiros, Juristas, responsáveis nas empresas pela contratação de seguros de Responsabilidade Civil Geral.

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Perspetiva jurídica

Perspetiva judicial

Perspetiva seguradora

OBJECTIVOS 

Conhecer o enquadramento legal dos direitos dos doentes, a relação jurídica médico-paciente e a relevância do consentimento informado. As particularidades do risco da responsabilidade civil médica; Conhecer decisões dos tribunais; Sensibilizar os subscritores e os gestores de sinistros para os processos específicos da responsabilidade civil médica

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao Ramo responsabilidade Civil Geral, colaboradores do sector segurador com funções comerciais, mediadores com carteira de Responsabilidade Civil Geral, Financeiros, Juristas, responsáveis nas empresas pela contratação de seguros de Responsabilidade Civil Geral.

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Enquadramento jurídico do risco da responsabilidade civil D&O

A responsabilidade civil dos gerentes e administradores no Código das Sociedades Comerciais

Contrato de Seguro de RC D&O – definir e analisar as garantias

Critérios e métodos de tarifação

Regularização de sinistros

OBJECTIVOS

Conhecer o actual quadro legal Identificar e analisar as particularidades do risco de responsabilidade D&O Conhecer os métodos de prevenção Apreender os mecanismos e a metodologia de subscrição Conhecer o processo específico de regularização de sinistros

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao Ramo responsabilidade Civil Geral, colaboradores do sector segurador com funções comerciais, mediadores com carteira de Responsabilidade Civil Geral, Financeiros, Juristas, responsáveis nas empresas pela contratação de seguros de Responsabilidade Civil Geral.

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Enquadramento legal

O risco de atentado ao ambiente

Garantia financeira – a responsabilidade administrativa prevista no Ordenamento Jurídico

O seguro de responsabilidade ambiental – a oferta existente

Avaliação do risco e o estado inicial

Regularização de sinistros

Articulação com responsabilidade civil automóvel (Caso transporte matérias perigosas)

OBJECTIVOS

Conhecer o enquadramento legal da responsabilidade ambiental Entender as especificidades do risco ambiental; Conhecer os produtos de seguros e sua subscrição; Compreender a avaliação de riscos, as técnicas de despoluição e conhecer alguns casos de regularização.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos ao Ramo responsabilidade Civil Geral, colaboradores do sector segurador com funções comerciais, mediadores com carteira de Responsabilidade Civil Geral, Financeiros, Juristas, responsáveis nas empresas pela contratação de seguros de Responsabilidade Civil Geral.

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O Seguro de Assistência:

O enquadramento Técnico/Jurídico do Ramo

As diversas áreas do Seguro de Assistência:

Automóvel

Viagem Multirriscos

Habitação

Saúde

Os sinistros de Assistência e a sua gestão

Algumas especificidades do Ramo Assistência

OBJECTIVOS

Proporcionar uma formação técnica que possibilite a aquisição, aperfeiçoamento e actualização de conhecimentos sobre o seguro de Assistência e suas modalidades, através de uma abordagem teórico-prática das várias vertentes que lhe estão associadas: subscrição, regularização de sinistros e contencioso.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador e do sector bancário. Mediadores e outros profissionais interessados na subscrição e regularização de Sinistros de Assistência.

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Enquadramento legal das funções de compliance e de auditoria interna no sector segurador:

orientações do IAIS,

Norma do ISP nº 14/2005

requisitos do Solvência II

As funções de compliance e de auditoria internam nos sistemas governance das seguradoras

A função de compliance:

conceito, objectivos, princípios, funções, responsabilidades, programas, reportes, monitorização, revisão

A função de auditoria interna:

conceito, objectivos, princípios, funções, responsabilidades, programas, reportes, revisões.

O futuro das funções de compliance e de auditoria interna no contexto da Solvência II

OBJECTIVOS

Conhecer o enquadramento legal e organizacional das funções de compliance e de auditoria interna no sector segurador. Entender a importância destas funções nos sistemas de governance. Dominar os princípios, as competências e as práticas inerentes a estas funções. Preparar as organizações para os requisitos acrescidos do Solvência II

Destinatários: Colaboradores do sector segurador e do sector bancário. Mediadores e outros profissionais interessados na subscrição e regularização de Sinistros de Assistência.

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ciber Crime e Ciber Fraude no sector segurador

Questões legais do ciber crime e da ciber fraude

A detecção dos Crimes Electrónicos e da Fraude Informática

Planos de prevenção dos Crimes electrónicos e da Fraude Informática

OBJECTIVOS

Este curso permite dotar os participantes de conhecimento sobre o ciber crime e a ciber fraude, e as suas implicações no mercado segurador.

Destinatários: Diretores de compliance, serviços jurídicos, áreas técnicas, e outros colaboradores do sector segurador ligados à auditoria interna.

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Enquadramento

Possibilidades de fraude no sector segurador, sobrevoo de enquadramento.

A Fraude Ocupacional e a sua amplitude conceptual O perfil do fraudador.

As motivações para a fraude.

análise de modelos aplicáveis.

A fraude.

 a responsabilidade dos gestores de topo e da auditoria

 Funções da auditoria e suas limitações: 

A Árvore da Fraude da “ACFE”: uma proposta de adaptação ao sector segurador.

Aplicação ao sector

A prevenção da fraude ocupacional:

aplicação aos esquemas mais relevantes

Algumas técnicas para detectar a fraude ocupacional

O código de ética de uma instituição de especialistas no combate à fraude (ACFE)

Plano de emergência perante um caso de fraude

OBJECTIVOS

O objectivo deste curso é dotar os participantes de conhecimentos sobre a Fraude e Auditoria Interna no sector segurador.

Destinatários: Directores de compliance, serviços jurídicos, áreas técnicas, e outros colaboradores do sector segurador ligados à auditoria interna.

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1 – Como despistar fraudes e inverdades através das micro expressões

Os indiciadores comportamentais:

a linguagem própria do corpo.

Efetuar o despiste.

Módulo 2 – Técnicas de interrogatório

As estratégias do questionar

As perguntas informativas

Estabelecendo Rapport

Perguntas motivadoras e inspiradoras

Perguntas em grupo Perguntas “manipulativas”

OBJECTIVOS

Aprender os princípios fundamentais da linguagem não-verbal. Saber descodificar as expressões não-verbais dos seus interlocutores. Reconhecer e analisar pistas verbais e não-verbais da mentira, e como é que as pessoas se comprometem com condutas de mentira. Saber formular perguntas, para maximizar a transferência da informação. Efectuar perguntas em “cascata” sobre um determinado tópico, que permitam o seu aprofundar, dirigido.

Destinatários: Gestores de Sinistros e outros colaboradores da actividade seguradora, nomeadamente peritos, averiguadores, comerciais, mediadores, chefes de equipa ou formadores, que no âmbito das suas responsabilidades profissionais, vêm na capacidade de avaliar a autenticidade existente num diálogo, uma mais valia a associar às suas outras competências.

CARGA HORÁRIA: 32 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Relato financeiro

2.Normas internacionais de relato financeiro

3.Seguro directo

4.Investimentos

5.Garantias financeiras

6.Resseguro e co-seguro

7.Actividade dos fundos de pensões em Angola

8.Fiscalidade da actividade seguradora e dos fundos de pensões

OBJECTIVOS

Proporcionar uma formação técnico-prática aos colaboradores afectos a esta área. Compreender novas metodologias contabilísticas em IAS/IFRS. Identificar alterações face às regras actuais. Aprofundar conhecimentos sobre diversas temáticas, contabilísticas e fiscais, associadas à actividade seguradora e de fundos de pensões em Angola, abrangendo legislação, relato financeiro, fiscalidade, controlo interno, gestão de riscos, entre outras. Apresentar os desenvolvimentos mais recentes nestas matérias. Dotar os participantes das ferramentas e conhecimentos técnicos necessários para o desempenho da sua actividade profissional.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador afectos à área da contabilidade, financeira, gestores de empresas de seguros e auditores.

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conceitos básicos de contabilidade das empresas de seguros.

Conceitos básicos de contabilidade de gestão

Sistema de Controlo Interno: Normativo aplicável às seguradoras.

Enquadramento do Controlo de Gestão Processo de planeamento e objectivos.

Critérios e Indicadores para a avaliação da performance técnica e financeira das seguradoras

Benchmarks com o mercado – Fontes externas de Informação.

Sistemas de Preços de Transferências Internas e Imputação de Custos a Ramos e Funções

Monitorização a performance de gestão e controlo orçamental

OBJECTIVOS

Proporcionar aos participantes os conhecimentos necessários à leitura e construção de mapas planeamento e controlo de gestão das empresas de seguros, nos seus aspectos contabilísticos, financeiros e operacionais.

Destinatários: Colaboradores do sector segurador envolvidos na tomada de decisões estratégicas, quadros com funções de planeamento, gestão e controladores de gestão.

CARGA HORÁRIA: 15 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução às Opções Financeiras

Tipologia e Características das Opções.

Propriedades Fundamentais do Preço de uma Opção.

Valor Intrínseco e Valor Temporal. Paridade put-call.

Estratégias de Hedging com Opções.

Opções Implícitas em Contratos de Seguro do Ramo Vida.

Tipologia dos Contratos de Seguro do Ramo Vida.

Unitlink.

Participação nos Resultados (with-profit).

Unitized With-profit.

Opções de Resgate.

Garantias na Maturidade.

Garantias em Caso de Morte.

Opções de conversão em renda.

Garantias de Rentabilidade.

Modelos de Avaliação de Opções.

Modelo Binomial.

Modelo de Black-Scholes. Monte-Carlo.

Aplicações Atuariais.

Contrato com Garantia de Rentabilidade.

Contrato com Garantia em Caso de Morte.

Requisitos de Capital no âmbito Solvência II.

OBJECTIVOS

Concluída a formação, o formando deverá ser capaz de: Tipificar as garantias e opções implícitas num contrato de seguro. Identificar os vários factores de risco que requerem avaliação de responsabilidades. Usar os instrumentos financeiros adequados para avaliar e fazer a coberturas dos riscos subscritos. Desenvolver e usar as ferramentas, os métodos e os algoritmos usados na quantificação e gestão dos riscos de mortalidade, longevidade, mercado e taxa de juro. Avaliar as consequências em termos de requisitos de adequação do capital no âmbito Solvência II.

Destinatários: Atuários e outros profissionais ligados à área de Planos e Fundos de Pensões, Segurança social, Bancos e Seguradoras. Profissionais de gestão de passivos ou activos de longo prazo onde, em particular, os riscos de morte ou sobrevivência podem ter um impacto considerável na trajectória expectável da evolução das responsabilidades.

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1 – AVALIAÇÃO DE TÍTULOS DE DÍVIDA E GESTÃO DO RISCO DE TAXA DE JURO

Introdução aos Mercados Financeiros Mercados de Dívida.

Gestão do Risco de Taxa de Juro:

Duration,

Convexidade

Estratégias de Cobertura e de Imunização.

Módulo 2 -COBERTURA DO RISCO DE TAXA DE JURO COM RECURSO A DERIVADOS FINANCEIROS Contratos a Prazo (Forward) e Contratos de Futuros sobre taxas de juros.

Mercado de Opções sobre taxas de juro.

Swaps de taxa de juro.

OBJECTIVOS

Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre os mercados e principais instrumentos de taxas de juro.

Destinatários: Financeiros, Actuários, Técnicos de Controlo de Risco e outros colaboradores do sector segurador.

CARGA HORÁRIA: 32 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

“Prémio puro”: racionalidade Breve indicação de mecanismos
de construção dos modelos tarifários

Conceitos básicos

Generalized Linear Models


Processo de estimação


Inferência

Casos especiais


Inclusão de franquia

Sinistros de ponta

OBJECTIVOS

No final da formação o formando será capaz de:
Construir uma tarifa simples com recurso a técnicas estatísticas
robustas.


Destinatários:
Analistas, actuários e subscritores.

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução ao Ramo Vida


Noções elementares de demografia atuarial


Probabilidades de morte e de sobrevivência


Tábuas de mortalidade

Probabilidades conjuntas


Categorias e caracterização dos seguros e operações do ramo
vida


Modalidades de seguro de vida em caso de morte


Modalidades de seguro de vida em caso de vida


Modalidades de seguro de rendas


Modalidades de seguro de vida mistos


Definições de elementos contratuais


Provisão matemática

Valor de resgate

Valor de redução


Participação nos resultados


A ciência atuarial na estruturação dos Fundos de Pensões

OBJECTIVOS

No final desta acção, os participantes deverão ser capazes de
conhecer os conceitos e fundamentos atuariais e estatísticos
relevantes para o sector segurador – ramo Vida, nomeadamente
no que diz respeito ao risco coberto por determinadas
modalidades/operações e as suas principais características


Destinatários:
Colaboradores do sector segurador: Financeiros, Juristas,
Auditores, Consultores.

CARGA HORÁRIA:40 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Fundamentos do Resseguro – I

– Introdução do
tema e conceitos gerais – Ementa:

1. Histórico do pensamento contratual
securitário: evolução e implicações também nas
actividades e no contrato de resseguro;

2. Definição
de resseguro;

3. Dados históricos;

4. Funções;


5. Introdução à técnica do resseguro: pulverização
de responsabilidades – aceitação – retenção –
cessão – retrocessão;

6. Análise dos pressupostos
configurantes do contrato de resseguro em paralelo
ao contrato de seguro direto: interesse ressegurável
– boa-fé – indenização;

7. Resseguro Facultativo:
função – o prêmio original – e Obrigatório ou
Contratual;

8. Serviços relacionados com a
prevenção de riscos e subscrição: Ressegurador e
Cedente;

9. Subscrição: do co-seguro e do
resseguro.
2. Fundamentos do Resseguro – II – Resseguro
proporcional e Não-proporcional  Ementa:

1. Principais tipos de resseguro:
proporcionais e não-proporcionais

2. Proporcionais:
Quota-parte, Excedente de Responsabilidade

3. Combinação de planos proporcionais

4. Não proporcionais: Excesso de danos – por risco – por
evento ou ocorrência – catástrofe – agregado – por
sinistralidade (stop loss)

5. Combinação de planos


6. Fatores que influenciam na determinação das
retenções/prioridades (comerciais, financeiros, etc.)


7. Estabelecimento das diferenças entre os diversos
planos de resseguro proporcionais e nãoproporcionais

8. Vantagens e desvantagens de
cada tipo

9 Elaboração de exercícios práticos e
discussões sobre os temas de Resseguro e CoSeguro.

OBJECTIVOS

Contextualizar o formando no panorama evolutivo da
actividade seguradora mundial e nacional, com largos
reflexos no resseguro e co-seguro. Ainda, prover o
formando de conhecimentos sobre os fundamentos
do contrato de resseguro, de modo que ele possa
aprimorar aquilo que já conhece a respeito e também
estabelecer parâmetros de conhecimentos essenciais
para a compreensão do co-seguros. Panorâmica das
principais figuras e termos contratuais do resseguro,
de modo a homogeneizar eventuais desníveis de
conhecimentos sobre a matéria. Estabelecer simetrias
e assimetrias básicas entre o contrato de seguro
direto e o contrato de resseguro (facultativo e
obrigatório).
Homogeneizar conhecimentos teóricos e práticos
pertinentes aos diversos tipos de resseguro, firmando
conceitos e ampliando entendimentos acerca deles
todos.

Destinatários:
Colaboradores do sector segurador afectos às áreas
de Resseguro, Finanças e Gestão de Riscos.
Atuários. Consultores e Auditores.

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tabelas e gráficos dinâmicos


Ligações a bases de dados e filtros


Funções e ferramentas avançadas


Macros

OBJECTIVOS

Conhecer as funcionalidades do Excel como base de dados
Dar a conhecer e exercitar as potencialidades do Excel como
base de dados.


Destinatários:
Colaboradores que necessitam de utilizar o Excel como base de
dados.

CARGA HORÁRIA: 15 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1:

Atendimento Telefónico de Qualidade


Como promover um serviço de qualidade ao cliente.

Ir ao encontro das necessidades dos clientes.

Como melhorar a sua imagem telefónica.


Avaliar e melhorar a qualidade da sua voz.

Ser um excelente ouvinte.
Como lidar com clientes difíceis.

Gerir a informação com qualidade.


Módulo 2:

Gestão Proactiva no atendimento Difícil


Análise de casos concretos, identificando pontos fortes no
atendimento, com especial ênfase no atendimento difícil


Apetrechar os participantes com as técnicas apuradas do atendimento que lhes permitam ser eficazes em situações de especial conflito.

OBJECTIVOS

Efetuar o atendimento na perspectiva do CRM (Customer
Relationship Management). Saber transmitir uma boa
imagem da empresa, desenvolvendo uma atitude de qualidade
no atendimento.
Saber utilizar a voz e expressar-se agradavelmente, procurando
criar uma imagem favorável no interlocutor.
Ter uma atitude proactiva face às necessidades e
comportamentos dos clientes.


Destinatários:

Colaboradores que desenvolvem funções que implicam um
contacto directo com clientes e público em geral. Gestores de
Sinistros. Colaboradores da área comercial, Mediadores.

CARGA HORÁRIA: 20 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conhecer a Venda, as suas diferentes fases, bem como as
técnicas a utilizar em cada uma delas.


Saber aplicar de forma eficaz as técnicas de comunicação
assertiva na Venda.

Argumentar correctamente, contornando as
objecções dos Clientes (Mediadores, Corretores e Clientes em
geral), duma forma segura e eficaz.


Como fechar o negócio com sucesso, fechando as vendas no
momento adequado.

OBJECTIVOS

Este curso visa ajudar os comerciais a tirar partido das diversas
técnicas ligadas com as vendas e a negociação, permitindo
efectuar um bom trabalho junto de todos os intervenientes


Destinatários:


Colaboradores do sector segurador que exercem funções de
Técnicos Comerciais, Recepcionistas e colaboradores de call
centers.

CARGA HORÁRIA: 14 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Por que compram as pessoas?


Quais são os mitos nas vendas.


As melhores atitudes na maioria das conversas.


O que leva as pessoas a aceitarem uma proposta.


Como tirar partido da Psicologia na sua apresentação?


Como funciona a primeira impressão e como tirar vantagem.


Ler a linguagem corporal do cliente e usar a sua própria linguagem
corporal para enfatizar pontos-chave.


Como estabelecer rapport e ganhar a confiança do cliente.


Melhorar suas competências na escuta.


Como parecer mais confiante.


Que estratégias deve seguir na negociação?


Os passos que deve seguir na obtenção de resultados.


Como se preparar e o que deve ter em conta antes de uma
negociação, que lhe permita aumentar o seu potencial de
sucesso.


As questões éticas do processo.


Como efectuar uma apresentação convincente.


Qual a melhor maneira de estruturar o seu discurso.


A superação das objecções.


Como fechar a negociação

OBJECTIVOS

Saber negociar e vender, tendo por base um quadro de
referência e a atitude certa, para maximizar o processo da
comunicação e do envolvimento.
Focar-se nas necessidades do cliente, para obter os melhores
resultados.
Saber organizar eficientemente o seu discurso, ao propor um
produto ou uma ideia.
Usar o poder do cérebro, por forma a optimizar as suas
actividades de vendas.
Ler e usar a linguagem corporal eficazmente, a fim de melhorar
as suas competências de comunicação.


Destinatários:


Colaboradores da actividade seguradora com funções
comerciais. Responsáveis de Grandes Clientes/Contas.
Comerciais internos e externos das empresas de seguros,
Mediadores.

CARGA HORÁRIA: 15 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Planeamento e Formulação Estratégica


Análise de Modelos de Planeamento
Segmentação, Targeting e Posicionamento
Variáveis de Segmentação


Avaliar a Atractividade dos Segmentos


Identificar e Comunicar Conceitos de Posicionamento Planeamento e Controlo de Marketing


Factores de Impacto (internos e externos)


Factores Estratégicos


Controlo da Rendibilidade e Eficiência


Sistemas de Informação de Marketing


Sistema de Contabilidade Interna


Sistema de Inteligência de Marketing


Marketing Research


Case Study


Apresentação do Caso – Discussão e Análise dos Grupos

OBJECTIVOS

O objectivo genérico é dotar os formandos de conhecimentos
que lhes permitam perceber o processo de desenho do plano
de marketing na actividade seguradora.
No final do curso os formandos deverão conhecer:
As etapas na construção de um Plano de Marketing
Definir um plano de acção e seguimento e medição do Plano de
Marketing.


Destinatários:


Colaboradores do sector segurador envolvidos na área de
marketing ou área comercial, outros que participem no processo
de elaboração do Plano de Marketing.

CARGA HORÁRIA: 14 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução
Apresentação do curso e metodologia;

Descoberta dos formandos e identificação das expectativas


A Mudança e os Custos


Definição, causas, processo;

Factores de resistência;

Relação com a redução de custos;


A Contabilidade e os Custos


Contabilidade Geral versus Contabilidade de Custos: objectivos e
Diferenças.


Custos


Definição; Objectos de custos; Cost drivers; Tipologia de custos;
Diferenças por sector.


Redução de custos
Mentalidade “cost-busters”;

Importância do trabalho em equipa na redução de custos


Como optimizar o poder negocial na gestão de fornecedores;


Exemplos práticos.


Controlo de custos


Monitorização e análise de desvios;

Regras para controlo de
custos;


Formas de resposta ao risco;

Como prevenir a fraude.


Conclusão


A Caixa de Ferramentas do Cost Buster.

Recomendações.

OBJECTIVOS

No final deste curso, os formandos serão capazes de:
Reconhecer a necessidade de mudança organizacional para o
sucesso da redução de custos;
Compreender os requisitos necessários à conceção e
implementação de um processo de redução de custos
Adquirir competências chave para ser um líder/colaborador
orientado para custos;
Identificar áreas prioritárias na redução de custos.


Destinatários:


Quadros superiores e intermédios do sector segurador,
Colaboradores com responsabilidade de gestão de centros de
custo e/ou relação directa com fornecedores.

CARGA HORÁRIA: 30 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1 – A Gestão Estratégica e a sua influência na Gestão das Equipas


A evolução dos R.H. ao longo dos tempos e as suas repercussões nas equipas de trabalho


Principais desafios que se colocam aos Responsáveis, derivado a essa evolução, visando uma excelente gestão de pessoas Influência da Gestão Estratégica do Capital Humano no seio das Empresas, ou seja, no seio das equipas.


Módulo 2 – O papel do processo negocial no desenvolvimento das Equipas


Contributo do processo negocial na procura de melhores soluções que correspondam a benefícios mútuos;


A importância do modelo negocial, no trabalho das equipas, seja para o cumprimento dos objetivos, seja na avaliação do desempenho e no traçar de planos de desenvolvimento dos colaboradores;


Aplicação de um modelo negocial que vise uma situação de Ganhar-ganhar

OBJECTIVOS

Com este curso pretende-se que os participantes sejam capazes de aplicar as técnicas nas áreas da gestão estratégica das equipas e dos processos negociais que permitam o
desenvolvimento dos colaboradores, visando a obtenção de melhores resultados.


Destinatários:
Quadros superiores e intermédios, colaboradores com
responsabilidade de gestão de centros de custo e/ou relação
directa com fornecedores.

CARGA HORÁRIA: 30 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O que é o Coaching?
O que o coaching não é.
Perspetiva histórica.
Tipos/modalidades de coaching.
Porque é que as pessoas escolhem o coaching?
Princípios, fundamentos do processo.
Práticas de coaching.
O caminho do coaching: os passos a dar ao longo do percurso.
A sessão de coaching.
O contrato de coaching.

OBJECTIVOS

Libertar o potencial da pessoa, descobrindo os seus próprios recursos, que lhe permitam maximizar a sua própria performance.
Transformar de forma positiva a sua ida/desempenho/carreira, através de um processo de auto descoberta, estabelecimento de planos de acção e concretização de metas, em domínios como: Liderança, motivação de pessoas e equipas, condução de reuniões, gestão de conflitos, relações interpessoais e comunicação, gestão do tempo, equilíbrio/harmonia da vida pessoal com a vida profissional, motivação e satisfação
pessoal, saber lidar melhor com pessoas e situações difíceis no trabalho, gestão do stress, assertividade.

Destinatários:
Todos os profissionais que queiram atingir mais e melhores resultados tangíveis/intangíveis e aumentar a sua satisfação pessoal.

CARGA HORÁRIA: 24 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ramos Vida e Não Vida
A Mediação de Seguros
Ordenamento Jurídico de Seguros
Estatuto do Mediador de Seguros
Teoria Geral de Seguros
Ramos Não Vida
Ramo Acidentes Pessoais e Ramo Doença
Ramo Acidentes de Trabalho
Ramo Automóvel
Ramo Incêndio e Elementos da Natureza
Ramo Vida
Modalidades de Seguros, Bases Técnicas, Prémios e
Fiscalidade
Fundos de Pensões
Aspetos Práticos e Sinistros

OBJECTIVOS

Proporcionar ao formando os conhecimentos necessários para o exercício da actividade de mediação de seguros: forma de funcionamento da actividade seguradora, do seu
enquadramento jurídico, do estatuto do próprio mediador, dos conceitos gerais de seguros e, finalmente, do âmbito do funcionamento dos principais ramos e modalidades.
No final do curso o formando deverá estar apto a realizar com aproveitamento um exame presencial com perguntas de respostas múltiplas.

Destinatários:
Candidatos a Mediadores de Seguros Ligados, a inscrever pelas Companhias de Seguros (que se responsabilizarão pela sua preparação e actuação).

CARGA HORÁRIA: 60 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ENQUADRAMENTO
Introdução
Breve Historia do Seguro e Teoria do Seguros
Lei do Contrato de Seguro


FORMAÇÃO TÉCNICA | SEGUROS DE AUTOMÓVEL
Seguros de Automóvel
Gestão de Sinistros e Convenções


FUNÇÃO E COMPORTAMENTO DO AVERIGUADOR
Função do Perito Averiguador
Técnicas Comportamentais

TÉCNICAS DE PERITAGEM I
Técnicas de Entrevista
Elaboração e Redacção de Relatórios
Casos Práticos
TÉCNICAS DE PERITAGEM II
Técnicas de Fotografias
Viciação Veículos e Falsificação Documentos
Casos Práticos
EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS APLICÁVEIS
Análise Danos e Enquadramento Legislação em Vigor
Reconstituição de Acidentes Rodoviários
A AVERIGUAÇÃO DE SINISTROS E A FRAUDE
A Fraude nos Seguros
Casos Práticos
AVALIAÇÃO


OBJECTIVOS


Este curso tem por objectivo formar profissionais com capacidade para, de forma idónea, apropriada e eficiente, recolherem elementos de prova referentes a sinistros de
automóvel, com vista à optimização da gestão das seguradoras neste domínio.


Destinatários:

Atuais e futuros Peritos-Averiguadores do ramo Automóvel

CARGA HORÁRIA: 30 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. INTRODUÇÃO
•Breve Historia dos Fundos de Pensões
2. DEFINIÇÕES
•Definição de Fundo de Pensões
•Vantagens dos Fundos de Pensões
•Utilidade de um Fundo de Pensões
• Definição de Esquemas ou Planos de Pensões
• Outros Conceitos
3. CONTRATOS DE CONSTITUIÇÃO E DE GESTÃO DE
FUNDOS
•Decretos Normativos
•Processo de constituição de um Fundo de Pensões.
• Como elaborar Planos de Pensões
4. FACETAS DA GESTÃO DE FUNDOS DE PENSÕES
• Gestão Administrativa / Sistemas Informáticos.
• Gestão Financeira
• Gestão Actuarial
5. CÁLCULO FINANCEIRO E ACTUARIAL
• Noções de cálculo financeiro
• Exercícios
• Noções de cálculo Actuarial
• Exercícios
6. POLÍTICA E CARTEIRA DE INVESTIMENTO
•Decreto Normativo
•Controlo da Rentabilidade
•Mercado e Produtos Financeiros e de Investimentos
7. OBRIGAÇÕES LEGAIS E FISCAIS
•Relação dos Decretos Normativos da Actividade de
Fundos de Pensões

OBJECTIVOS

Este curso tem por objectivo criar nos formandos a consciência de poupança e os termos chaves que envolvem a gestão técnica dos fundos de pensões, criação de planos de pensões, as contribuições, reembolsos e toda a gestão financeira dos fundos de pensões.

Destinatários:

Directores de Finaceiros e de Recursos Humanos, Directores de Caixa Social, Atuários, economistas, técnicos de recursos humanos que lidam com a gestão das pensões, contabilistas, técnicos da área de investimentos. Todos os profissionais que queiram
atingir mais e melhores resultados tangíveis/intangíveis e aumentar a sua satisfação pessoal.

CARGA HORÁRIA: 20 HORAS

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A Distribuição em Seguros
– Principais Conceitos
– Evolução Estratégica
– Abordagem Vida e Não Vida
A Distribuição Banca-Seguros
– Evolução histórica
– Principais variáveis estratégicas
– Organização de um modelo de Bancassurance
– Gestão dos conflitos de canais
A Gestão da Relação Banca-Seguros
– Oferta de Produtos e Segmentação (venda cruzada)
– Plano de Marketing & Vendas
– Modelo de Acompanhamento Banco-Seguradora
– A remuneração dos canais e das redes de distribuição
– Formação e Dinamização Comercial dos Canais
– Gestão da Relação com o Cliente
– Gestão de Processos Operacionais

CASO DE ESTUDO
– Apresentação do Caso – Discussão e Análise dos Grupos

OBJECTIVOS

O objectivo genérico é dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam perceber a gestão da actividade comercial no ambiente de Bancassurance.
No final do curso os formandos deverão conhecer:
− As etapas na construção de um Plano de Acção Comercial.
− Definir um plano de governance para a gestão do canal de distribuição.

Destinatários:
Colaboradores do sector segurador envolvidos na área de marketing ou área comercial, quadros com funções de gestão, outros que participem mesmo que de forma indirecta nos processos de tomada de decisão estratégica.

CARGA HORÁRIA: 15 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Seguro Automóvel – Subscrição e tarifação
Seguro Assistência em Viagem
Seguro de Acidentes de Trabalho
Seguro de Saúde – Subscrição e Sinistros

OBJECTIVOS

Este curso tem por objectivo transmitir conhecimentos técnicos e comercias e técnicos, no que concerne aos produtos obrigatórios por lei mais um facultativo que é o seguro de saúde.


Destinatários:
Todos os profissionais que queiram iniciar uma carreira no mercado de seguros.

CARGA HORÁRIA: 60 HORAS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Seguro de Engenharia
Seguro de Incêndio
Seguro de Multi-Risco
Gestão dos Riscos Industriais

OBJECTIVOS

O objectivo deste curso é transmitir aos formandos conhecimentos técnicos avançados sobre análise, subscrição, gestão e regularização de sinistros dos seguintes ramos de seguros: construção e montagem, máquinas e equipamentos, quebra de máquinas e
equipamentos electrónicos. E no aprofundar as questões sobre o seguro de incêndio e riscos industriais e simples.

Destinatários:
Directores Técnicos – Não Vida do sector segurador, técnicos de produtos, colaboradores do sector envolvidos nas áreas comerciais, quadros com funções de gestão, outros que participem mesmo que de forma indirecta nos processos de tomada de decisão estratégica.

CARGA HORÁRIA: 60 HORAS